[Análise] Uncharted 2: Among Thieves
novembro 5, 2009 por Lucas PatrÃcio
Categoria Análises, Capa, OMG

Você tem um PlayStation 3? Parabéns. O console da Sony vive o seu melhor momento desde o conturbado lançamento, em 2006. Finalmente bons jogos foram lançados e 2009 mostrou que as séries originais podem ditar um novo caminho para o console. E um dos principais responsáveis por isso é Uncharted, jogo da Naughty Dog lançado em 2007 que recebeu uma continuação no final de outubro. Vou ser direto: Uncharted 2: Among Thieves é o melhor jogo de PlayStation 3 lançado até hoje. Ponto final.
Uncharted 2 tem como protagonista Nathan Drake, um arqueólogo-mercenário-historiador que é convidado para realizar mais uma expedição mercenária, desta vez em busca de uma frota perdida de Marco Polo – e suas riquezas.
Drake é uma mistura de Indiana Jones com Lara Croft, só que com 80 mil polÃgonos. A modelagem extremamente realista do personagem e a atuação perfeita do dublador Nolan North fazem o protagonista parecer uma pessoa de verdade.

E a sensação de imersão é amplificada devido a forma como Uncharted 2 produziu suas cenas não interativas. Cada cutscene do jogo foi feita em um estúdio utilizando a tecnologia MOCAP, que não é nenhuma novidade. Só que em Uncharted os atores que fazem a captura dos movimentos são os mesmos que dublam os personagens, e esse processo é feito ao mesmo tempo. Ou seja, enquanto atuam em cenários de cromaqui com sensores presos na roupa, os atores falam e interpretam as cutscenes. Vale à pena perder alguns minutos de jogo para assistir o making of desta parte da produção.
Como você pode acompanhar em qualquer vÃdeo de gameplay, a qualidade visual de Uncharted 2 é simplesmente sensacional. Eu nunca joguei algo tão bonito em toda minha vida. É impressionante como tudo nos cenários tem cores vivas, se movimenta e possui textura minimamente detalhada. Quando subi no alto de um hotel para prosseguir em uma das missões, quase deixei o controle cair no chão de tão abismado que fiquei com a qualidade visual. Among Thieves tem os melhores gráficos que o PS3 já produziu até hoje, rivalizando com Metal Gear Solid 4, Modern Warfare e Killzone 2.
O que torna Uncharted 2 o melhor jogo de PS3 para mim é o fato de que ele não tentou reinventar a roda. A Naughty Dog pegou uma fórmula muito antiga fez uma obra de arte. Muito se fala atualmente sobre os produtores indies que tem ideias malucas com conceitos bizarros. Se eles são considerados artistas de primeira por conseguir criar algo que nunca ninguém pensou, eu tenho certeza que a Naughty Dog merece o mesmo reconhecimento.

A jogabilidade de Uncharted 2 consertou todos os pequenos problemas do predecessor. Os pulos e escaladas estão mais intuitivos e os controles respondem melhor aos comandos. Os caminhos para prosseguir nas áreas de plataforma estão mais fáceis de se achar, muito graças a excelente câmera que sempre aponta ângulos perfeitos para a jogabilidade e com uma posição privilegiada para tomadas artÃsticas. O desafio na exploração fica por conta dos jogadores que vão querer encontrar todos os 100 tesouros escondidos, que aà sim vão exigir alguns minutos de paciência vasculhando os cenários.
Uncharted 2 Among Thieves é melhor que Metal Gear Solid 4, em minha opinião, porque oferece uma experiência completa do começo ao fim para todos os tipos de jogadores – até parano quesito técnico, é complicado não colocá-lo no topo dos melhores.
Para fechar o pacote, Uncharted 2 ainda tem um multiplayer tão bom que poderia ser vendido separadamente – é fácil jogar, entender, evoluir e se divertir, sem burocracias. Nem parece que é um jogo de PS3 – no bom sentido.

-por Lucas Patricio


Drugue em qui, 5 novembro, 2009 10:12 am
Ainda não tive a oportunidade de jogar essa obra prima, mesmo por que não tenho um dos VG HD dessa geração, mais foi esse game que me fez decidir por um PS3. A qualidade gráfica dele realmente é algo que eu nunca vi antes, muito lindo mesmo.
Falou tudo no texto, com certeza é o melhor jogo já lançado para PS3!
Consumidores trocam XBox360 por Ps3 : GoLuck em qui, 5 novembro, 2009 10:29 am
[...] leia a analise aqui no [...]
Marcos Diniz em qui, 5 novembro, 2009 10:38 am
Alguém quer um Rim? Tô vendendo! Preciso de um Ps3 até o final do ano, please!
David em qui, 5 novembro, 2009 10:39 am
Muito boa sua análise, Lucas. Uncharted 2 junto com God of War 3 é um dos motivos que está me fazendo pender para o PS3 nessa geração.
Uma pequena correção. Quando vc fala que a “a jogabilidade de Uncharted 2 concertou todos os pequenos problemas do predecessor”, o “concertou” na verdade é com “s”. Fora isso, tudo beleza.
Alice em qui, 5 novembro, 2009 12:14 pm
Eu preciso de um PS3!
Muito boa a análise!
Didier em qui, 5 novembro, 2009 2:00 pm
que merda to quse platinando o game so falta zerar no esmagador(em processo) pegar todos os trofeus(ja tenho 71) e conseguir alguem pra jogar no coperativo.
Daniel Anand em qui, 5 novembro, 2009 2:38 pm
Nunca morri de jeitos tão diversos (e divertidos) quanto os 10 minutos de Uncharted 2 que eu joguei!
Lucas PatrÃcio em qui, 5 novembro, 2009 4:30 pm
Daniel: hahaha FATO! Você mostrou como conseguir enganar os progamadores e morrer de formas jamais imaginadas! XD
Wagner Araújo em qui, 5 novembro, 2009 9:16 pm
hehehehehe meu primeiro jogo de PS3… acho que comecei bem, agora só falta marcar um coop e testar um pouco do multiplayer.
O Lucas só esqueceu de falar que ele acha o Drake mais bonito que a Lara Croft e que eu tenho um video com ele fazendo essa declaração…
Lucas PatrÃcio em qui, 5 novembro, 2009 9:58 pm
Wagner: Cara, sem comentários…
feliperene em qui, 5 novembro, 2009 11:12 pm
O meu chegou hoje! foda que acabei de terminar o primeiro e ainda queria conseguir uns trophies… provavelmente se começar a jogar Among Thieves não vou conseguir por as mãos em Drake’s Fortune depois
Tenente.Didier em sex, 6 novembro, 2009 5:07 pm
Ei Wagner e Lucas depois vamos marcar um coop eu preciso da medalha, e seria otimo jogar com vcs.
Lucas PatrÃcio em sex, 6 novembro, 2009 10:18 pm
Didier: Cara, só marcar! vamos jogar sim!!
Rebeca em sáb, 7 novembro, 2009 2:40 am
Esse jogo é maravilhoso!!! *__*
Ele só não conseguiu roubar de MGS4 o posto de número 1 no meu coração, mas chegou quase lá. hehehe xD
Luck, esse esquema de mocap e dublagem feitos pelos mesmos atores e ao mesmo tempo não é novidade, isso foi feito em Devil May Cry 4. =)
Tenente.Didier em sáb, 7 novembro, 2009 7:09 pm
bora hoje mesmo(sabado) sei lá vou tar jogando a noite toda
Tenente.Didier em sáb, 7 novembro, 2009 7:11 pm
A esqueci Wagner vc tem conta na PSN?
Lucas vc ja me tem add como amigo o meu é maio1994.
Wagner Araújo em dom, 8 novembro, 2009 3:28 pm
Já tá add Didier!
danilooo em seg, 16 novembro, 2009 12:51 pm
to loko pra jogar uncharted 2, to voltando a febre psn, tava sem internet no ps3, ja to pra arrumar o problema dai so festa.
joguei um pouco de Uncharted 2 e achei o jogo muito perfeito, muito bom msm. em breve to d volta na PSN
Leonardo em qua, 18 novembro, 2009 8:09 am
Po, uma pena que eu não curti o primeiro Uncharted e que esse não tenha demo na PSN pra eu experimentar antes de comprar (o q ainda estou pensando se faço ou não, pois não sou fã desse estilo de jogo). Mas como todo mundo anda falando tão bem, acho que vou terminar comprando mesmo pra jogar o multi…
Abraços,
Leo
PSN: phaeulos
Lucas PatrÃcio em qua, 18 novembro, 2009 9:32 am
Leonardo? Vc não curtiu o primeiro Uncharted? Sério? Nossa, primeira pessoa que escuto falar isso… o.o”
Metal Gear Forever em sex, 22 janeiro, 2010 10:33 pm
É incrivel, ainda nao vi nada de bom do que falam desse jogo. Até o momento nao estou gostando, muito paradao, só negocio de ficar trepando em lugares e descobrindo coisas e atacando inimigos previsiveis…
Em que ponto o jogo fica realmente bom? Estou na parte que ele fica num lugar com lanterna junto com outro cara… Nao estou tendo paciencia, quando o jogo começa pra valer???
Metal Gear Forever em sex, 22 janeiro, 2010 11:28 pm
Chega de inimigos previsiveis!!! Modo online salva!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Show!